O ar que você respira é limpo?
Criado pela Assembleia Geral Das Nações Unidas, em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo unir diversas organizações da sociedade civil em prol da conservação do meio ambiente, tomando medidas e lançando manifestos sobre o assunto.
Neste ano, em especial, o encontro aconteceu na China e discutiu, principalmente, a poluição do ar, causada pelo grande número de veículos transitando nas cidades, o desmatamento causado por queimadas, incêndios e muitos outros fatores.
Mas você já reparou que neste momento o ar que você está respirando está poluído? Sim, 76% da população mundial vive em cidades e respira diariamente diversos tipos de poluentes, sem ao menos pensar nos danos que eles fazem a nossa saúde.
E os danos não ficam apenas no ar, dele surgem as chuvas ácidas, que contaminam o solo e tudo que encontram, interferindo na qualidade da água e também da vegetação.
Mas com relação a nossa saúde, como a poluição do ar nos afeta? Conforme a pneumologista e professora do curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Valéria Augusto, em uma entrevista para o portal O Tempo, nós fomos feitos para respirar ar puro, por isso, quando esse elemento da natureza se mistura a substâncias estranhas, elas vão sendo depositadas em nosso pulmão causando várias agressões. “As reações podem ser de crises de tosse, irritabilidade, dor de cabeça, até câncer no pulmão, que é mais ligado o tabaco e à exposição ao amianto, muito utilizado pelas indústrias”, diz ela.
Os dados com relação à poluição do ar ainda são mais alarmantes, segundo um estudo publicado no periódico European Heart Journal, ela está matando mais pessoas por ano do que o tabaco, ou seja, cerca de 8,8 milhões de vidas foram perdidas, destas, cerca de 40% a 80% foram ocasionadas por doenças cardiovasculares.
Hoje é um ótimo dia para você começar a cuidar do meio ambiente, e o melhor, ensinar as gerações futuras sobre a importância dela!